terça-feira, março 21, 2006

Montanha

. Uma vez, depois daqueles seminários sobre religiões asiáticas da Cláudia, eu e a Camilla resolvemos inventar religiões de Kyzywky. Aí fizemos as crenças e alguns deuses dos povos da floresta, dos povos que moravam no deserto e coisa e tal... Aí eu resolvi inventar uma religião dos povos que habitavam as grandes montanhas na cordilheira central. E havia esse deus. Ele era gigante. E construiu sozinho todas as enormes montanhas do mundo, dobrando a terra. E as pessoas acreditavam que, depois de ter "amontanhado" o mundo, Tendor (acho que esse era o nome dele, apesar de hoje em dia a palavra significar "pedra". Isso é o que dá inventar uma língua e repetir palavras...) resolveu descansar e dormiu. Deitou-se em uma nova enconsta, fechou suas pálbebras imensas e dormiu profundamente... Por séculos, milênios ele está lá, dormindo; casas foram construídas aos seus pés, águias fizeram seus ninhos lá no alto de sua cabeça, marmotas cavocaram seu interior rochoso. Tendor virou a maior montanha do mundo.
. Não me lembro se eu tirei isso de uma referência anterior, mas sei que reutilizei essa idéia para várias histórias: A idéia de que um dia Tendor acordaria (no dia do Juízo Final imaginavam os povos das montanhas) e a montanha mais velha e maior do mundo se levantaria. Uma montanha inteira iria acordar e erguer seus braços gigantescos para o alto, espreguiçando-se, pronto para caminhar pela terra. Neste dia, a maior montanha do mundo andaria novamente entre nós.
. Sempre achei essa uma idéia divertida, uma história apenas, até que um dia eu encontrei Tendor. Um dia eu vi uma montanha e podia jurar que ela tinha alma. Um dia eu vi uma montanha e enxerguei-a se levantando majestosa de seu sono gargântuo; e quando eu a vi não pude falar mais nada e fiquei apenas olhando abismado para uma montanha, a mais incrível montanha do mundo! Tendor era, afinal, uma realidade.
. Estou ainda esperando o dia em que ele acordará e caminhará novamente pela Terra...

. E quando Tendor acordar, dizem alguns, ele estará faminto pelos incontáveis anos adormecido como rocha. E passará a devorar o mundo. Tendor se alimentará das rochas, da terra, das outras montanhas, devorando lentamente tudo ao seu redor, casas, pessoas, animais, florestas, lagos, tudo servindo de alimento para o gigantesco Deus reanimado. Seremos engolidos e passaremos para o interior do estômago de Tendor. Lá, na profusão caótica, se encontrará o mundo: todas as pedras, os montes, os animais, revirados e remexidos em uma nova ordem. Assim surgirá o novo mundo. Moraremos em uma nova terra, habitantes desse interior rochoso de Tendor, com o estômago servindo de céu e chão.
. Tolice, dizem os mais velhos. No Dia do Juízo Final Tendor levará as almas para o outro mundo. Será o dia em que o mundo acabará. Apenas isso. Com o gigantesco tremor de seus passos, Tendor destruirá tudo o que une a terra e cairemos no nada. O chão tremerá e se romperá, rachado e destruído.
. Talvez, dizem aqueles de pensamento rápido, que cemicerram espertamente os olhos para as lendas antigas. Pode ser que Tendor devore mesmo o mundo, ou pode ser que ele simplesmente seja destruído... Ou pode ser que ele nunca acorde.
. Porque, eles dizem, Tendor já acordou. E ele já devorou tudo. O mundo em que vivemos não passa do gigantesco estômago do Deus; Nossa terra, sua carne; nossas vidas nada mais que simples movimentos rochosos dentro da maior montanha do mundo.

7 comentários:

Ozzer Seimsisk disse...

Então sim.
=^.^=

UAU.

Anônimo disse...

Ah n XDDD eu tenho medo...
Claustrofobia sabe? =ppp

Anônimo disse...

q medo de voce charles
XD meeedo! eu n quero ser comido por uma montanha! ...

Anônimo disse...

Chan, eu realmente não me lembro de ter feito religiões... bom, não com vc pelo menos, e nó não estavamos na mesma sala...

Bom, a história é interessante, e acho q não precisamos ter medo de sermos engolidos por uma montanha... eu asou dos que acreditam que já estamos dentro de uma!!!
Boijos pra que ler isso!!

Charles Bosworth disse...

Eu liii... Ganhei um beijo. la-la-la-la-la!

Milla disse...

...eu realmente não achei q alguém fosse ler, mas também vc provavelmente só leu por causa daquele concurso, não é?

Anônimo disse...

eu tbm li -_-