quarta-feira, junho 27, 2007

O Mistério da Máscara Javanesa - Parte 4

Desmond avançou quase triunfalmente pela sala de jogos. Estava prestes a interrogar seu suspeito favorito:
Como sempre, o mordomo.
- James Ford, profissão "ajudante pessoal de Lord Hugo". Atuais investimentos: quem sabe o assassinato de um ricaço e a fuga com sua grana?
- Você está ameaçando o cara errado - respondeu James.
- E quem disse que estava ameaçando alguém? - indagou Desmond, fingindo inocência - Estava só tentando confirmar uma hipótese.
- Pois pode ir esquecendo, cowboy. Você não me engana com seus truques e vozes.
James Ford tinha algo de esquisito. Não se parecia em nada com um mordomo comum. Era irritado, irônico e não tinha delicadeza natural nenhuma. Ah sim, e era americano.
- Há quanto tempo você trabalha para Lord Hugo?
- Três dias - sorriu Ford. O seu sorriso irritou Desmond: era espertinho. De acordo com sua visão de mundo, ele era o único que podia ter sorrisos espertinhos.
- Pouco tempo, não acha?
James deu de ombros.
- Deve ser então uma coincidência que o seu patrão morreu três dias depois.
- Sem dúvida - respondeu James, com um toque ameaçador na voz - Eu não tenho anda a ver com isso.
Desmond encarou-o. Ford era mais esperto do que havia pensado a princípio.
- Vou ser sincero - disse o investigador - Eu acho que há algo de errado com o senhor. Não sei o que é, mas pode ter certeza de que eu vou descobrir e que a polícia adorará ter uma conversa com o senhor, meu caro Ford; Pode ser que não tenha nada a ver com o assassinato brutal, mas vou descobrir o que você fazia nesta casa.
- Hurley era... desculpe, Lord Hugo era meu conhecido. Quando soube que eu estava na Inglaterra e sem dinheiro nenhum me ofereceu este emprego.
- Isso deve ter sido humilhante.
James Ford olhou-o fixamente.
- Um pouco, sim - admitiu. - Mas desde que ganhasse uma boa grana.
- Sem contar o que você tirou de fora...
- Vamos ver se o senhor investigador sente falta de algo nessa casa - sorriu Ford. Com aquele sorriso espertinho especial.


- O fim de semana durou três dias - informou o Inspetor. Agora estavam os dois, ele e Desmond - Por assim dizer, começou na sexta-feira à tarde e Lord Hugo foi encontrado morto ás 5 horas do domingo. No primeiro dia ficaram em casa e jogaram baralho para se conhecerem.
- Achei que alguns já se conheciam - comentou o detetive.
- Alguns sim, mas nem todos eram amigos - disse o Inspetor - Então, às 9 horas chega Charlie Pace, atrasado e sem ser convidado. Há uma cena na porta da frente, em que ele insiste que largou o vício e pede abrigo para o amigo. Depois, todos jantam e vão dormir. No sábado tem um passeio de manhã e torneios de tênis à tarde. Lord Hugo apenas assistiu e se divertiu. O vencedor foi... o Dr.Jack, quem diria.
Desmond consentiu, analisando os testemunhos.
- O jantar do sábado foi animado e acordaram todos tarde no domingo. Não saíram nesse dia. Acharam o corpo de Hugo ali mesmo, na biblioteca, com a cabeça desfeita e a máscara no rosto.
- Era uma máscara de sua coleção pessoal, não é mesmo?
- Isso. O problema é que a máscara que cobria Lord Hugo era parte do enfeite da sala de música. Alguém tirou-a de lá, levou para a biblioteca e usou-a para cobrir o cadáver.
- Isso é curioso. Mas quem foi o primeiro a achar o corpo e a chamar a polícia?
- John Locke achou o corpo e chamou os outros. Dr.Jack ligou para a polícia - informou o Inspetor - Existem registros.
- Temos a linha temporal - disse Desmond - Falta conferir se é verdadeira. Vamos ver quem mentiu e quem escondeu informação. Quero saber de cada um o que aconteceu no fim de semana. Enquanto isso, preste atenção, temos que vigiar os suspeitos, sem que eles saibam. Ainda não achamos a arma do crime e esse pode ser o momento que o assassino está esperando para livrar-se dela. Inspetor, preciso que preste atenção a todos eles, sem exceção. E peça aos policiais que terminem de examinar a biblioteca: se houverem impressões digitais na máscara será de grande ajuda.
- Não se preocupe Desmond, a polícia fará seu trabalho.

Um comentário:

Pioux's disse...

huahuahuahua q muito da hora =) adorei =DDDD