segunda-feira, março 24, 2008

Um Tema

Interessante o número de músicas irlandesas e escocêsas que falam de uma garota que amava um rapaz que saiu para o mar. Ela fica esperando que ele volta, muito triste, enquanto ele enfrenta as tempestades e os ventos . Eu sei que dor de amor é um tema comuníssimo de canções populares (não preciso nem dar exemplos), mas esse é um tema um pouco mais específico: ele vai para o mar, ser marinheiro da, talvez, frota britânica. E ela espera ele voltar. Às vezes dá certo, às vezes não dá, mas isso também é de histórias de amor.
Viram que se trata de um contexto mais específico das ilhas inglesas?
Kellswater, Blackbird, Banks of Claudy, Adieu Lovely Nancy, Annachie Gordon, só de olhar em volta vejo vários títulos. Aposto que existem mais entre as minhas músicas, mas não estou afim de olhar. É um tema bem interessante.
São todas músicas bonitas.

4 comentários:

Pioux's disse...

é mesmooooo!
eu tbm adoro elas!

muriel disse...

deve ser porque a Irlanda e a Escócia têm vastos litorais e o mar é muito importante para a vida deles lá... além de ter um clima péssimo, o que deve inspirar canções melancólicas. Mas acho que as músicas só refletem elementos do folclore (tem várias lendas desse tipo, da mulher que fica esperando o namorado... e também o contrário, o cara se apaixona e depois descobre que a mulher era na verdade uma foca ou algo do tipo, e daí ela volta pro mar e ele fica de coração partido)

Ozzer Seimsisk disse...

Acho que há muitas cidades litorâneas nas ilhas britânicas, e em todas elas os rapazes devem se tornar marinheiros para sobreviver, e por motivos culturais. É um modo de vida característico.

Anônimo disse...

Oi Chaules!
Gosto muito das duas primeiras. :)

"While there's breath in my body, she's the one that I love still"