sábado, outubro 10, 2009

And with Music Loud & Long... I would build that World in Air!

"That sunny dome, those caves of ice!
And all who heard shall see them there.
And all shall cry beware, beware!
His flashing eyes, his floating hair
Wave a circle round him thrice
And close your eyes in holy dread
For he on honey-dew hath fed
And drank the milk of Paradise"
(Kubla Khan, Coleridge)


A Torre, essa foi a história desses dias.
Eu quero contar tudo.


Então eu me desenhei.
Mas não sabia que era eu. Quer dizer, quando estava desenhando "O Homem que Construiu a Torre" eu sabia que estava desenhando um personagem que nunca tinha sido desenhado antes, mas que era a pedra fundamental, ao menos para o fim, da minha história.
(mentira, desenhei ele uma vez quando era criança. Foi um pouco perturbador para minha mãe, ver um homem feito de sombra no desenho de seu filho. Foi a única vez que O desenhei e ele não tinha figura).
(com O maiúsculo - por que não? Ele é um Deus afinal).

E página após página do meu caderno de desenhos eu fui desenhando-O.
Em volta de outros desenhos, no meio da minha vida. Ele foi crescento nas lacunas das coisas. No começo era um desenho indefinido, era um homem envolto em sombras, como foi da primeira vez. Ele era só a curta descrição que Penélope faz dele na porta de sua casa. E ele tinha os Olhos.
Desenhava vez e vez formas diferentes do "Homem que Construiu a Torre". Ao redor, Penélopes e Sarks, que, tendo convivido com "O Homem que Construiu a Torre" nas histórias que já escrevi, podiam talvez dar alguma pista de como ele deveria ser desenhado. E sabia que estava desenhando algo importante. E sabia que estava desenhando alguém que eu conhecia, como havia desenhado meu avö antes. No começo achei que podia ser meu pai. Era uma idéia interessante, o Krystalian como missão de libertação e reintegração com meu pai.

- Torre é o Krystalian.
- Torre é um objetivo impossível, uma construção perfeita.
(é um sonho, é uma pessoa que não se tem)

Mas não, eu estava era me desenhando.

- Torre são as características deste homem, que podem tão bem me descrever também:

Ele deseja a Glória.
Ele se esforça para ser melhor do que todos os outros homens. Mas para ajudar todos os outros, é claro.
Ele é Orgulho.
Ele acha que está quebrado, mas que se for forte o suficiente pode consertar tudo o que está errado.
(mandei uma carta para a Camilla um dia, confessando meu desejo de consertar "tudo o que estava errado" e ela respondeu "mas está mesmo tão errado assim?" e eu não entendi. Não entendi como ela podia não ver?)

- A Glória é o Alto da Torre.
(por que dessa vez ele acredita que pode evitar o castigo de Deus sobre Babel?
Porque ele mesmo viraria um Deus no fim de seu projeto?
- Torre é ser deus.
Ah sim, ele acreditava que sobreviveria porque a Torre seria perfeita, seria o Palácio Oceanico, seria o Sistema do Mundo.

"...And the Tower was so perfect that it even had the Silver Blade."
- Silver Blade é a Guilhotina de Prata da história da Lyra.
Eu queria construir uma torre que me matasse no final. Porque seria uma torre tão perfeita que inclusive se libertaria da torre. Seria tudo.
E eu planejei minha morte pela Torre. Por que o Krystalian é sobre as pessoas que derrotam a Torre, então tinha que me derrotar para construir a minha Torre.





Mas... eu não queria me matar!
Eu não queria mais querer sofrer.
Eu não queria mais fazer planos que me machuquem só porque, no fundo, eles são apontados para machucarem outra pessoa.



O Fim.
- O Fim é quando nada disso faz mais sentido.



Gente, isso foi muito difícil de se escrever.
Eu odeio vocës. Por estarem sempre um passo na minha frente.





Estou tentando pensar em como isso tudo acabou.
Mas eu me lembro de alguém que um dia me disse:
todo mundo tem um problema na vida. Para cada um é diferente e envolve diferentes coisas. E esse problema é sempre o mesmo durante toda a sua vida. Todo mundo enfrenta sempre a mesma coisa, sempre a mesma parte de si a vida inteira.
E acho que é verdade.
Mesmo que agora me sinta livre, eu estou tendo muita dificuldade de contar sobre como meu medo acabou. Porque eu acho que ele ainda não acabou. E nunca vai acabar. Meu Nemesis Eu Mesmo vai sempre existir e nem sempre eu vou lutar.





Agora.
Agora quero ser Haccu.
Quero ser a outra parte de mim que não liga para isso.
Quero ser feliz.
Quero "ficar pra trás,
perder o trem e esperar na chuva
e o próximo nunca chegar
Você me disse que eu ia ser forte
agora que eu sou forte eu não quero lutar
dinheiro, sucesso, tudo isso é mentira
carreira, currículo, tudo isso é mentira
Você vai vencer na vida, eu vou ficar pra viver
Você vai ser feliz, você vai ser genial
eu vou ser uma pessoa normal
vou viver cada dia do jeito que eu quiser
Vou viver o máximo que eu puder
Você que vai ser uma profissional
Você que vai pagar os seus estudos
Você que não vê que nada disso é motivo pra esquecer
Você que quer ser o SuperHomem, você que quer ser Deus!
De vez em quando até esqueço de você."


Acho que o poema logo abaixo diz tudo.

Um comentário:

Ozzer Seimsisk disse...

.__. - ., ,: ;-. . . ..