segunda-feira, agosto 07, 2006

desenhar...

Tenho várias idéias para HQs/mangás. Quer ouvir?
- Em uma delas eu e a Clara somos piratas e viajamos por várias ilhas malucas em um universo similar ao de One Piece. A que tinha a Moshy e a Marina-lôbinha, sabem? A Gamma seria um espírito da floresta nesta ilha (personagens de vários lugares se misturavam). Mas o que mais me empolgou foram os vikings. Em uma ilha nós conhecemos a Banda Desenhada, um grupo de loucos guerreiros que lutam pelo que eles acham certo em um reino governado pelo tirânico Dracul. Adoro desenhar gente louca disposta a tudo...
- Queria desenhar também uma HQ sobre o universo da pirataria. Como o filme famoso Piratas do caribe. Onde se misturam histórias reais, lendas marítmas, contextos históricos e aventura, aventura, aventura.
- Também tive uma idéia sensacional para uma curtinha (como Calvin&Hobbes, quatro/cinco quadrinhos apenas). É no estilo de coyote-persegue-papa-léguas e é sobro Oco Khan e sua trupe de mongóis tentando ultrapassar a Grande Muralha da China. Em cada mini-episódio eles tentam com foguetes, túneis subterrâneos, cavalos de madeira, exércitos ninjas e tudo o mais que a sua inventividade permitir. Mas nunca dá certo. Oco Khan volta de mãos vazias para sua tribo e adere à filosofias niilistas e entra em negação. Seria engraçado vê-lo tentar várias vezes.
- Outro legal era sobre um garoto que vive assombrado por vários fantasmas. Seria o Mike Maldito, incomodado por uma amazona louca viciada em guerra, uma velhinha surda, um gigante viking, um artista gay, ou qualquer outra assombração esdrúxula eu conseguir inventar.
- Assistindo Samurai Seven (um animê) tive a idéia de criar uma HQ/mangá sobre uma aldeia. Sobre as pessoas que moram lá e tal. E todos são meio esquisitinhos. A cada episódio o leitor ficaria conhecendo um pouco mais sobre os moradores, que não se mostram gente comum. Talvez eles até tenham problemas com bandidos e vão pedir ajuda, no estilo de Os Sete Samurais ou Vida de Inseto. Tava pensando também (como inspiração) no livro do Circo, em que os artistas se cansam do picadeiro e vão morar em um vilarejo abandonado, tendo que ser algo que nunca foram antes. Seria uma vila de gente incomum, uma história do cotidiano dessas pessoas. Com vários fashbacks e interações.


O problema é que eu não acho que vou escrever nenhuma delas. Tenho vontade sim, mas ainda não estou artisticamente maduro para fazer algo direito e decente. Não sei desenhar muitas coisas e preciso treinar cada vez mais para conseguir chegar à um patamar que me agrade no referente ao desenho de HQs. Só que meu caminho parece se desviar dos desenhos... Se alguém quiser, pode tentar realizar alguns desses sonhos aí. Só me avise primeiro...
Eu não sei se chego lá.

...

Eu gosto muito de One Piece. Acho que o Eiichiro Oda é muito bom em contar histórias em mangás. Sei lá, ele me emociona tanto. Fico com ódio dos planos terríveis do Crocodile, sinto tristeza pela morte do Hiruluk junto com o Chopper, fico com raiva do mundo que persegue a Robin, torço para que o Ruffy consiga vencer sempre e rio pra caramba das bobagens que eles fazem. Entro dentro da história muito fácil. Ou vai dizer que você não pulou uma batida do coração quando o Crocodile soltou a Bibi do topo do palácio de Alabasta e o Ruffy retornou voando bem quando você imaginava que a guerra nunca ia ter fim e que eles nunca iam salvar o reino. Esperança, cara! Quem é que consegue desenhar esperança?! O Eiichiro Oda consegue!
É só se deixar envolver.

Outra coisinha sobre One Piece: da primeira vez que eu vi o Mr.2 eu pensei "tá, ele é gay, e por isso ele usa cisnes nas costas e dança balé.... Ei! Isso é mó preconceituoso! Homem que dança balé é gay? Que injustiça. Não acho certo esse eterno esteriótipo de gay = rosa, balé, afetação excessiva. Puxa esperava mais do Eiichiro Oda!"
Mas aí a história avança e você percebe que ninguém mais liga para esteriótipos ou homofobias porque o Mr2 é LEGAL PRA CARAMBA!!! Você passa a amar ele e a querer imitar os passos de balé.. err... okama kenpo. (okama=gay em japonês). Quem liga pra homofobia quando o personagem é carismático!! O Mr2 é o mais engraçado!!!
Un!.. Deux!!.. Orrah!!! Swan Arabesque!!1
Só que ainda é divertido ver o Sanji chutar a cara dele.

...

Gosto de criar personagens baseados em nós. Queria uma vez introduzir em alguma HQ a Dupla Cogumelo, o Champinhon e a Shitake. Dois louquinhos alegres que corriam por aí espionando os outros.

...

Eu queria um dia escrever uma história em quadrinhos... Não sei qual ou quando. Na verdade eu fico meio triste porque acho justamente que não vai acontecer. Sei lá... parece meio fora do meu caminho... Já tenho muitas coisas pra fazer e objetivos, não consigo adiionar mais um. O pior é que eu realmente adoro desenhar e queria me tornar um bom HQzista (se existir uma palavra melhor para essa profissão me avisem).
Eu já vou ser pirata, historiador e escritor. Será que não caberia desenhista aí também? ...Eu pensei em ilustar algumas partes do Krystalian. Ah, me desculpem, eu disse ilustrar? eu quis dizer desenhar. Sim, ao invés de prosa, desenhos. Acho que tem muitas partes que são um bocado visuais e que seriam bem divertidas se fossem desenhadas. Isso parece divertido (para mim, pelo menos). Já pensaram? Um livro que tem partes desenhadas (não ilustradas, desenhadas mesmo). (Ele ainda não existe na minha vida, mas eu tenho certeza que o meu editor vai me odiar)

Eu gostaria de escrever uma HQ...
Direito, bem desenhada e com uma história envolvente.
Queria desenhar uma One Piece da vida... Mas acho que precisaria de mais uma existência além desta vida para fazer tudo o que eu quero.

...

Bolar histórias sobre vikings é o que há! Grandes guerreiros destemidos e impulsivos cheios de armas e risadas hõhôhõ! Acho que sinto a mesma coisa que o Goscinny e o Uderzo, imaginando um pessoal louco e rebelde, que faziam o que lhes vinha à telha. Bem, se você pensar é uma grande crítica do mundo. O desejo é libertador; a vontade e os sonhos hão de criar um caminho, provocando mudanças no mundo.
Ao fim e ao cabo, é isso que eu quero dizer pras pessoas com tudo isso.

20 comentários:

Artur disse...

É uma merda como hoje em dia as coisas se separaram tanto que não dá pra gente querer fazer coisas que deviam, na verdade, ser somente partes de uma só profissão, como atuar + filosofar + escrever + desenhar + estudar história + ser professor + ser psicólogo + viajar + etc...

Anônimo disse...

Cham, eu ador5o o seu blog, só que os seus posts são muito compridos, e eu não consigo lê-los em um só dia, é mó ruim isso, mas mesmo assim, eu adoro seus post, eles me divertem muito, valeu, tá?? Ah, comentário pessoal, eu amo Piratas do Caribe!!!!

Charles Bosworth disse...

Ok Luda.... obrigado...

É Artur, eu estava pensando nisso outro dia também. Sabe, o Leonardo da Vinci (o exemplo clichê para se falar sobre isso) pintava muuuito bem, mas só fez uns 15 quadros. Talvez para ele fossem suficientes, esses quadros disseram o que eles queriam. Não importa a quantidade, ele era, além de tudo o mais, um pintor. E um excelente pintor. E matemático, inventor, excultor, pensador, sonhador, arquiteto etc, etc, etc.
Realmente essa separação do conhecimento é ruim...
... Me lembrei da Cláudia; ela adorava o Leonardo...

Ozzer Seimsisk disse...

é, concordo com isso. Mas acho que no fundo tem muita gente que consegue ser uma porção de coisas. Sei lá, escrever e desenhar parecem partes de uma coisa só, o escritor e o quadrinista não são diferentes do roteirista de cinema ou do velhinho que conta historinhas para o netinho. No seu caso, mesmo o historiador é um contador de histórias como os outros -- só que as histórias são descobertas a partir de coisas reais, não da pura imaginação... Acho que você vai conseguir desenhar suas histórias sim, Cham. Você é bom nisso. E... eu acho que já vi um livro assim... ^^

Pioux's disse...

Hum.... Vc me lembra uma coisa que eu gosto muito Chan.... (segredinho hihi) Mas então... Tirando isso.... Além de tudo vc é auto-crítico demais.... Não sei se vc sabe mas só as coisas q vc ja fez ja melhoraram o nosso mundo aos pouquinhos sabe? Acho que vc tbm consegue passar todas as emoções nas suas HQs e acho q tbm vc ja é um desenhista!
Eu acho tambem que seus sonhos na verdade ja estão muito próximos! Vc ja realiza os seus sonhos só que não se da conta pq ele vem em doses homeopáticas! Vc n percebe o quanto ja conquistou e o quanto ja nos fez sorrir ou ficar aflitos! Todos nós ja sofremos procurando Hegel e soltamos gargalhadas ao ver o boneco Paulo!
Eu n acho que vc esteja indo para outro rumo mas acredito sim que vc ja saiba fazere o que quer.... Soh sente esse desejo de aprimoramento!
Guarde as suas idéias pq um dia eu sei que vc vai realiza-las =D ....
So.... Amei tudo... Assim que vc tiver qlqr esboço me mostre ^^...

Pioux's disse...

(e eu guardo uma paichao secreta pelo leonardo T_T)

Pioux's disse...

xao

Charles Bosworth disse...

..nossa... chiuf!... Obrigado Clara, você é linda! ToT ooohh...

Acredito no que você disse. Sabe, eu deveria tentar pelo menos, não é? Nada de ficar resmungando por uma coisa que eu ainda nem sei se vou conseguir. Isso não é razão para não tentar. Oras! É isso mesmo! Vou começar a desenhar agora mesmo! Mãos à obra!
à propósito... não sei se "sofrer" é o verbo adequado para quando estávamos procurando o hegel... hehehe!
Valeu pessoal, estou mais feliz agora. ^_^

Anônimo disse...

Bom Cham, primeiro lugar:
Eu não acho mais que você seja gay. eu suspeitei isso por alguns dias se só tá? desincana, faz tempo que eu disse isso!!!!T.T

Segundo: Poxa vida, por que você não começou a escrever Kristalian ainda?! Eu quero ler esse livro!!!!!! Não sei por que você enrola tanto, você passa tanto tempo desenhando que esquece de escrever.

Outra coisa: Hoje em dia as pessoas tem que fazer faculdade pra ser alguma coisa... Elas não podemser que nem Leonardo que aprendeu a maioria das coisas sozinho e formulou a maioria das coisas. Faça que nem eu: Formule teorias e seja o que quizer. Pouco me importa se eu fizer a faculdade de Engenharia Agrologia: eu vou ser sempre eu! Portanto, sugiro que comece a ser várias coisas já! vai escrevendo kristalian. Nem que sejam "contos inacabados" do Tolkien. esse livro vendeu bem :) várias pessoas leram.

Você ja sabe desenhar. É só querer...

até!

Charles Bosworth disse...

Caro Ugo:
Ei, eu li esse livro mesmo... Eram inacabados...

Sobre você querer ler o Krystalian, eu cito:

"Charlie, odeio quando você postas essas histórias, eu fico tão aflito, gostaria de ler, mas perderia horas de minha vida v.v"

desculpa, mas nao gosto de ler cosias grandes.."

Entããão....

Charles Bosworth disse...

P.S. - eu também não falei nada neste post sobre eu ser ou não gay. Eu estava falando do Mr2...
O Ugo só traz problemas!

Ozzer Seimsisk disse...

hahaha estou me sentindo culpada agora... Acho q fui eu q fiz o Ugo pensar q vc se preocupava com isso... lol

Anônimo disse...

nossa o.o
vcs são confusos!

Anônimo disse...

Mr2 é o mais legal

Anônimo disse...

Mas eu sou gay!!!

ops, acho que não era comigo...

Ozzer Seimsisk disse...

concordo, ele é o máximo!! ^^

Anônimo disse...

Deus ou Mr2?

Artur disse...

os 3!

Agora, quem é o 3º?

Anônimo disse...

arggggggggg

Anônimo disse...

Eu também!!