terça-feira, novembro 14, 2006

Por que não estás onde estou?

Sabem, o que vou dizer agora é blásfemo e proibido. Mas é algo que tem me incomodado muito esses dias e não acho a solução. Qualquer que seja a solução - ela pode não existir.
Se bem que devemos considerar que a resposta provavelmente será algo como "Deus não existe". Mas isto também me incomoda: para mim o ateísmo é uma religião.
Escutem, o que eu gostaria de perguntar é: onde está Deus no mundo?
E tudo começou quando conversávamos com um garoto que não havia passado em uma prova. "Na próxima eu passo" ele disse, ao que outro cara adicionou: "Se Deus quiser a gente passa".
Algo me bateu nessa hora: o que tem Deus a ver com passar ou não? É Ele quem escolhe o que vai acontecer? Imediatamente pensei: "Não, Deus não controla o nosso destino. Senão, para quê estudar para a prova? Deus é quem vai decidir se a gente passa ou não, a gente não tem nada a ver com isso. Posso responder tudo errado, mas se Deus quiser, Ele faz uma magiquinha e tudo fica bem."
Assim, pensei, Deus não está no controle dos nossos destinos. Ele não manda em nós, não pode nos controlar (vide Adão e Eva).
Bom, então digamos que Deus é um ser inserido no tempo, sei lá, vamos imaginar. Ele pode mudar alguns eventos, mas não entrando em nossas cabeças e nos fazendo fazer coisas. Ele pode, sei lá, colocar uma luz em uma floresta escura para ajudar alguém perdido, colocar um galho ao alcance do afogado, afastar a doença de algum bebê, esses milagres de sempre...
Então Deus pode evitar problemas, ele tem o poder de influenciar-nos e mudar a direção de certos eventos. Então, porque não impedir as guerras, as chacinas? Sei que não há como ele mudar a idéia fixa de destruição na cabeça de um certo general, mas ele poderia proteger os chacinados com tempestades de areia, ferrugens nos tanques, aqueles truques impressionantes do Velho Testamento. Ouço alguns falando "Deus me iluminou e me ajudou a ver que o (insira problema de vida aqui) era um caminho ruim. Agora fui salva por Jesus!" Ok, Jesus salva pessoas de (insira problema de vida aqui) mas deixa as crianças entrarem no ciclo do tráfico de drogas, carregando metralhadoras. Onde está Deus ali? Quem sabe é isso o que acontece com as pessoas que rejeitam o caminho divino? Não sei, não sei...
Ao fim e ao cabo, Deus não tem lugar aqui. Eu olho para o céu e vejo que ele não está lá. Simplesmente não consigo entender uma força onipresente que decida nossos destinos, que tenha poderes sobre nós. E se for o caso de alguém dizer que ele não tem poderes sobre nós (somos livres), ou que não cabe a Ele criar tempestades para evitrar guerras então me digam: para que serve Deus? O que afinal ele faz no mundo? Só existe? Só está lá? Então não há motivo para rezarmos, para irmos aos templos. Não há motivos para crermos em Deus, ele não pode nos ajudar mesmo.
O que quero dizer é que a sociedade está mudando. Agora já não há mais lugar para Deus, o ateísmo se espalha com rapidez. Se a modernidade tirou a Terra do centro do universo a Era contemporânea deu um passo à frente e extinguiu Deus.
Venho imaginando, cada vez mais, que Ele é apenas uma invenção humana. Um recinto seguro para onde se voltar em épocas de problemas. E não há nada errado com isso! É absolutamente humano e natural crer em algo maior. Tenho até um pouco de preocupação ao ver as pessoas "matando" Deus, profetizando seu fim. Porque o ser humano precisa de religiões, precisa de fé. Como eu disse, o ateísmo é uma religião também, tem ritos e dogmas e visões de mundo. Sentir-se seguro ao rezar é o ato mais humano possível, é desejável até. Confesso, não sem um certo embarasso, que por mais que não acredite em Deus já rezei a Ele em certas ocasiões.
Talvez Deus esteja lá, mas seu pensamente é tão diferente do nosso que não podemos compreender. É claro que ele não pode parar as guerras que estão acontecendo: para ele elas já foram, ou ainda serão. A vida humana é vista de um todo, um mesmo instante. Se eu fosse uma criatura onipotente e onipresente eu... Não sei o que eu faria, mas não me preocuparia de modo algum com o resultado de uma prova. Talvez. Eu não acredito em Deus do modo como as religiões o apresentam, eu não consigo entender algo assim no mundo.
Salman Rushdie disse que o espaço para Deus é um espaço para sonhar. Um dia eu entendi o que isso queria dizer, mas agora esqueci; hoje só sei que faz sentido. E sonhar é algo que sei fazer. Talvez seja saudável resgatar os mitos e a espiritualidade que o mundo contemporâneo esqueceu.
Quem sabe até mesmo Deus esteja em algum lugar por aí.

9 comentários:

yuribt disse...

Eu gostaria de conversar sobre isso com você em algum lugar mais propício. Eu acho que Deus ajudar a passar na prova é vício cultural e, logo definido no espaço-tempo da história e das sociedades. Mas ser criado pelo Homem não significa que Ele não existe.
Se existem guerras e afins, (e você aceita a existência de Deus) ou Ele é um puta dum escroto, ou não está nem um pouco preocupado com isso.
Pensando bem, uma coisa não anula a outra.

Utak disse...

Sim, claro. Mas Yuri, você não pode querer crer que haja por aí, alguma coisa que mudará a realidade. Alguém ou algo que pode concertar problemas, Mudar destinos.

Pra mim, Deus, não é nada mais que algum lugar no seu cérebro, que libera substancias que você precisa no momento. Nem que sejam toxinas se você está rezando pra morrer direito, ou morfina se você está rezando pra ficar mais calmo. Deus, é um pedaço de seu cérebro, que quando tocado reage de modos estranhos e faz você achar que ele eiste. Deus é algo que Darwin explicaria. Apenas aqueles seres humanos do passado que acreditavam em Deus, e que tinham essas tais substancias, sobreviviam. E Hoje, acreditar em Deus, é só um calmante. Um amigo imaginário das pessoas (já diria Gilda).

Charles, você disse tudo que eu nunca disse a ninguém. Você tem exatamente os mesmos pensamentos que eu (ou quase). Acho que isso é Ateísmo...

muriel disse...

Ateísmo é um dogma, como qualquer visão de mundo, mas não é uma religião. Religião e dogma, apesar de relacionados, não são exatamente sinônimos. Assim como mitos e religiosidade.
E sim, acreditar em deus não tem nada de mais, o problema é quando se começa a matar em nome dele, ou usá-lo como desculpa para qualquer absurdo.

Ozzer Seimsisk disse...

Não sei não. Por que Deus deveria evitar as guerras? Por que Deus deveria ser onipotente? O que você entende por Deus? Acho que acreditar em Deus de alguma forma está relacionado a acreditar em certo e errado. Mas talvez não seja preciso acreditar em Deus; talvez seja preciso apenas acreditar em si mesmo. Deus poderia ser muitas coisas. O que você entende por Deus?

Ozzer Seimsisk disse...

De certa forma, acho que Deus pode te fazer passar na prova, te fazer largar as drogas, te fazer fazer a coisa certa. Deus ou o acaso. Mas não necessariamente isso seria certo. Além do mais, o mundo precisa de uma certa coerência, e nem todos os milagres são viáveis. Mas nem tudo é impossível. Assim, talvez seja mais certo permitir que o homem aniquile a si mesmo do que destruí-lo ou limitá-lo. Como entender as regras do Universo? Será que a morte e a guerra e a psicopatia não são necessárias? Será que não existe também, o desnecessário?

Charles Bosworth disse...

Olha, Campbell me ensinou o seguinte: existem como que dois tipos de Deus. Um é histórico-temporal; é aquele maldito em nome do qual se mata, é o ligado à separações entre Bem e Mal (e, logo, a um alinhamento do lado do bem e considerar o outro diferente como o Mal) e é o que define Éticas e regras de conduta (basicamente é o inventado pelos sacerdotes para a dominação).
O outro Deus, é aquele que todos sabemos que existe, mas não conseguimos explicar. Sabe a Força maior? A união com o mundo? Eu sei que vocês sabem, que entendem. Então, é isso Ugo, eu não sou ateu. Não acredito que Deus seja só uma ligação de circuitos no cérebro.

Bom, não sei, depois converso mais com vocês. Agora está tarde e está passando o último episódio de Lost, então... não é o melhor lugar, digamos assim. Até mais caros amigos.

yuribt disse...

Utak said...
Sim, claro. Mas Yuri, você não pode querer crer que haja por aí, alguma coisa que mudará a realidade. Alguém ou algo que pode concertar problemas, Mudar destinos.

Ah! Eu prefiro crer que existe alguma coisa que mude a realidade... Se ela se chama, Deus, Homem, Zé Molesta, Liga Camponesa, Tio Carlos, Tio Sam, Sindicato, Guerrilha, PSol, PP, bomba atômica, é outra discussão.

Utak disse...

sim!!! essas coisas existem!!! DEUS NÃO!

Charles Bosworth disse...

Como você sabe Ugo? já perguntou pra Ele?

Bom, eu acho que eu mudei um pouco desde que escrevi isso. Tudo "culpa" do Poder do Mito do Joseph Campbell. Sei lá... agora gosto de religiões e buscas espirituais. E de Deus. Me sinto mais em paz com algumas idéias. Porque existem várias visões diferentes... Ainda vou escrever melhor sobre isso.
Bom, não sei muito o que dizer.

...
Lá!