segunda-feira, março 12, 2007

História

Sinto que quanto mais aulas eu tenho na faculdade, mais eu vou chegando perto da mesma conclusão: eu não sei nada de História. Talvez esse seja o objetivo do curso, sei lá. Porque a cada aula os professores vão desmontando e desconstruindo conceitos que eu sempre tive.
Por exemplo? Outro dia mesmo, sabe o que eu aprendi? Que não existe Idade Média. Simples assim. Quer dizer, é como se alguém chegasse e me dissesse que os incas nunca existiram! Peraí... isso aconteceu também!!!
Estou aprendendo a não ter aprendido. Acho que isso é parte do ofício do historiador: passar ao largo de todos os conceitos que a sociedade atual criou sobre o passado.
Essa faculdade não respeita nenhuma Weltaunschaungg...

5 comentários:

yuribt disse...

E aí é que está a graça!
Pois é. Eu aprendi que não existiu feudalismo.

Charles Bosworth disse...

hahaha, eu lembro do professor mencionar algo assim também.

Ozzer Seimsisk disse...

isso é do mal... ¬¬ por que a gente aprende essas coisas então?

... Ontem tive uma aula de história do design, e tenho a impressão de que a linha do tempo do cara desrespeitava tudo o que eu já aprendi de história na vida. Talvez a história seja suficientemente flexível para que se molde ao ponto de vista de cada um... Assim, talvez não haja mesmo nada de verdadeiro no passado... =o.o=...

Utak disse...

Nas minha faculdade ensina-se..

é... bem...
nao, eu nao faço faculdade. E tudo que eu aprendo ainda tem a ver com meus pontos de vista...

minha weltanchaum continua a mesma...
blé. humanos... pff

Anônimo disse...

Channnn
eu preciso aprender bastante sobre a Idade média q não existe! (principalmente sobre o século 14 mais precisamente qndo os templários são mortos, mudanças da sede do papa e brigas de poder e igreja!) até sexta o.O....
Me ajuda?
O.O