terça-feira, março 10, 2009

Descobertos

Jane sabia melhor que todos os outros que para andar sem fazer barulho era preciso ter paciência. Por isso ela entrara na casa escura com quatro horas de antecedência. Assim ela poderia andar em paz por todo o terreno, sem se preocupar em agir rapidamente, sem ter que fazer barulhos desnecessários. Quando os outros viessem, com seus empurrões e resmungos, ela já estaria pronta. Quem sabe até, Jane pensou com um sorriso, já teria terminado tudo.
Demorou uma hora para atravessar o jardim e o pátio interno. No lago, pequenas libélulas voavam. Nem sua respiração ou seu coração faziam ruído.
Caminhou até dentro do quarto. O homem nunca percebeu que ela abriu e fechou a porta. Jane passou os dedos pelo cabelo e esperou o momento perfeito para chegar ao lado da cama. Sua passagem não seria notada por ninguém. Não haveria nenhuma impressão digital nas maçanetas, as libélulas nunca notaram que ela caminhava, as câmeras internas nunca se deram conta de sua lenta passagem pela casa, como se Jane fosse tão lenta que se confundisse com as montanhas no fundo ou a paisagem que se via nas janelas.
Jane se abaixou diante do homem dormindo na cama. Reparou na forma incomum que suas orelhas tinham, tão cheias de curvas e reentrâncias.
- Viemos buscar você - ela disse e apenas a respiração dele se modificou, tornando-se um pouco mais veloz.
Jane teve tempo de observar seu rosto com vagar. As veias na cabeça do homem pulsavam lentamente, mostrando que ele estava relaxado. Os olhos se moviam de um lado a outro dentro das pálpebras.
- Viemos buscar você - ela repetiu, com um pouco mais de ênfase, com os dois tons, de brincadeira e de dever, misturados na voz.
Um leve crepitar no gramado lá fora. Foi o suficiente para ela saber que os outros chegaram.
- Vamos, temos que ir logo - ela disse, agora com impaciência, pois não queria ver sua glória estragada pelos estabanados. Ela não estivera caminhando a noite inteira para ser surpreendida antes de conseguir acordá-lo. Por isso ela agora usava um tom de voz audível, comandatório.
- Nós viamos buscar você. Vista-se e acompanhe-nos.
Ele abriu um olho e Jane viu um resto de sonho escapar por ali.
Segurou seus braços e puxou-o de leve para suas costas, sem precisar fazer força alguma. Carregou-o nas costas, mesmo que ele gritasse e esperneasse e tentasse fazer de tudo para se libertar. Chegou lá fora e depositou-o aos pés do líder.
- Aqui está, já fiz tudo.
Olharam para ela com surpresa.