terça-feira, outubro 10, 2006

Panorama cultural

Ontem eu assisti ao King Kong do Peter Jackson. Acho que de agora em diante eu vou usar um novo método para avaliar filmes: para ser considerado"Bom" vai ter que ter pelo menos uma cena de um gorila mordendo um dinossauro. Uau! Quer dizer, quem ia imaginar que na Ilha misteriosa existissem ainda diossauros e um gorila gigante que exigia sacrifícios da aldeia de homens-caveira! Esse filme tinha tudo: desfiladeiros, Joseph Conrad, batalhas entre um gorila gigante e três dinossauros, civilizações desaparecidas, lava, escritores que se apaixonam e um capitão semi-pirata. Ok, ele não era pirata. Ele respeitava a lei (o que não era legal), traficava animais (o que também não é legal) e tinha um sotaque esquesito (o que tam... não, peraí, isso até que é legal!). Bom, ele era um marinheiro, e isso era divertido.

E estou lendo um livro muito bom: Os versos Satânicos, de Salman Rushdie. Ele começa com dois personagens... caindo do céu. Ah, eu não quero contar nada, porque ele é realmente divertido e interessante. E fala sobre Mahound, sobre Ayesha e sobre um demônio em Londres. Talvez no fundo, começo a suspeitar, seja um livro sobre a entrada do Novo no mundo e todas os anjos e forças que agem contra sua chegada.
Sabem, Salman Rushdie foi condenado com a fatwa por causa dos Versos Satânicos, ou seja, um bando de malucos seguidores do aiatolá Khomeini querem assassinar o Salman, que agora vive em um local desconhecido e protegido por policias. Mas ele continua a escrever histórias e diz que um dos objetivos dos escritores e falar o indizível. Sei que é impossível, mas um dia eu gostaria de encontrar Salman Rushdie, talvez andando por aí, em uma rua segura onde os aguerridos fundamentalistas nunca pensariam em procurar. Gostaria de ouví-lo contar histórias.
"Talvez eu escreva, em parte, para preencher com outros sonhos aquele espaço destinado a Deus, que se esvaziou (dentro de mim). Porque esse espaço é, afinal, um espaço para sonhar." S. R.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não gostei muito do king kong.... achei meio chato e forçado.... Principalmente a parte do montinho de dinossauros -_-"
Se n me engano até dormi no filme....

Quanto ao livro que vc está lendo... Parece realmente intereçante =D uau!

Anônimo disse...

Os Versículos... foi o primeiro livro do género que li... uma obra de arte, difícil de aprofundar, mas extremamente reveladora. A polémica agora está um pouco mais diluída. Salman Rushdie continua a escrever sobre o fundamentalismo (o seu último livro, "Shalimar o Palhaço", é outra grande obra), e as coisas parecem já ter acalmado um pouco, embora ele continue bastante discreto.
Quanto ao livro, é uma lição extensa sobre o bem, o mal, a crença, o cepticismo... Rushdie consegue diluir nas histórias os temas da angústia do ser humano.
É um "must-read", assim como "O Último Suspiro do Mouro", na minha opinião, o melhor livro dele.